top of page
Foto do escritorAndrologia

VASECTOMIA

A vasectomia é um procedimento cirúrgico que consiste na obstrução dos canais que transportam espermatozoides até o meio externo (os ductos deferentes). Essa interrupção impede a ejaculação de espermatozoides, tornando o homem estéril. Lembrando que o homem continuará ejaculando normalmente, porém sem espermatozoides.



Figura mostrando os ductos que transportam espermatozoides em azul, em um dos lados a vasectomia já realizada com fio obstruindo o local e a eversão de parte dos ductos


A vasectomia é uma opção para casais que desejam evitar a gravidez de forma definitiva, portanto é importante que os homens que desejam fazer esse procedimento tenham certeza de que não desejam mais ter filhos.


O procedimento é feito em nossa clínica, e geralmente dura cerca de 30 minutos. É realizado com anestesia local, porém é possível realizar também com sedação, e o paciente pode retornar para casa no mesmo dia.


É considerado um procedimento muito seguro, com poucos riscos e complicações. No entanto, como em qualquer procedimento cirúrgico, podem ocorrer complicações, como infecção, hematoma ou desconforto testicular.



Foto ducto deferente já separado em um procedimento de vasectomia.











É um método contraceptivo altamente eficaz, com uma taxa de falha extremamente baixa. Estudos mostram que a taxa de falha da vasectomia é de cerca de 1 em 2.000 casos, o que significa que a probabilidade de ocorrer uma gravidez após a vasectomia é extremamente baixa.

Abaixo algumas dúvidas comuns quanto ao procedimento:


O procedimento pode levar à perda de ereção ou alterar a potência sexual?

Não, a vasectomia não afeta a ereção, desempenho ou a potência sexual. O procedimento visa exclusivamente ao bloqueio da passagem dos espermatozoides. Não há qualquer interferência ou manipulação dos vasos e nervos responsáveis pela ereção.


A ejaculação continuará acontecendo normalmente?

Sim, não há qualquer alteração no ejaculado. O volume normal da ejaculação é, em geral, de 2 a 5mL e 99,9% desse volume corresponde ao líquido prostático, ou seja, como esta comunicação não será alterada, você irá ejacular normalmente após este procedimento. O volume de espermatozóides vindo dos testículos é de somente cerca de 0,1 a 0,2 mL, ou seja, praticamente não há mudança no volume ejaculado.


E sobre a líbido, terá alguma alteração?

De forma alguma. Os hormônios responsáveis pelo desejo sexual masculino em nada são alterados pela vasectomia.


O que acontece com os espermatozoides que são produzidos após a vasectomia? 

Os espermatozóides produzidos e não eliminados são absorvidos depois de um determinado tempo, sem qualquer prejuízo para a saúde.

 

A cirurgia de vasectomia é reversível?

De forma geral, a vasectomia deve ser entendida como um procedimento permanente e irreversível, daí a importância de se ter clareza e consciência na tomada da decisão pela cirurgia para homens que não desejam ter filhos no futuro, porém em muitos casos é possível realizar uma reversão. O procedimento envolve a realização de uma cirurgia com auxílio de microscópio para reconectar os dutos deferentes que foram cortados e fechados durante a vasectomia. 

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page