O QUE É?
É um novo procedimento , que fornece doses controladas e direcionadas de energia térmica liberada pelo vapor de água para o tecido prostático. O vapor de água é espalhado para as células da próstata, que são eliminadas pelo organismo, reduzindo o seu tamanho.
Este método é utilizado para tratar a hiperplasia prostática benigna (HPB). Esta nova técnica é muito eficaz, menos invasiva e sem necessidade de internação hospitalar. Além disso, ele permite um tratamento eficaz, preservando a ejaculação em até 90% dos homens.
PARA QUEM É INDICADO O TRATAMENTO COM TERAPIA POR VAPOR DE ÁGUA?
A técnica pode ser recomendada para todos os homens que estão com sintomas da próstata aumentada e para aqueles pacientes com alto risco cirúrgico, por ser minimamente invasiva.
Os pacientes ideais para realizarem este tipo de tratamento são aqueles com próstatas entre 30 e 80 gramas.
QUAIS SÃO AS VANTAGENS DESTE TRATAMENTO EM RELAÇÃO A OUTRAS TÉCNICAS?
Não tem efeitos sobre a função sexual: a técnica não interfere na ereção, no líbido e não causa perda da ejaculação do paciente;
É uma alternativa ao uso das medicações para próstata: os efeitos colaterais das medicações para o aumento da próstata muitas vezes são importantes, como queda da libido e ejaculação retrógrada;;
Segurança: o método é muito seguro e está entre as técnicas mais seguras que existem para o tratamento da próstata aumentada. Os riscos de sangramento são baixos, com isso é uma boa opção para pacientes que tenham um alto risco para outros procedimentos mais invasivos;
Não requer hospitalização: este procedimento é minimamente invasivo e pode ser realizado ambulatorialmente, sem necessidade de internação hospitalar;
Muito baixo risco de estenose (estreitamento) da uretra: o tratamento está entre os métodos com menor risco de estenose/estreitamento da uretra por se tratar de uma procedimento minimamente invasivo, que utiliza equipamentos de fino calibre;
Sem cortes: é feito pelo canal urinário, com equipamentos de fino calibre, com uma pequena sedação. O paciente é liberado para casa logo após o procedimento;
Não causa incontinência urinária: não existe o risco de provocar incontinência urinária;
Rápido retorno às atividades físicas: essa intervenção permite ao paciente um retorno mais rápido às atividades físicas, quando comparados a outras cirurgias. Em geral, o paciente retorna a sua rotina após 10 dias da realização do procedimento.
COMO O PROCEDIMENTO É REALIZADO?
O procedimento é realizado com sedação e o paciente é acompanhado por um anestesista durante todo o tempo. O objetivo da sedação é para que o paciente não sinta qualquer dor durante toda a intervenção.
Após é introduzido um equipamento fino através do canal do pênis, a uretra, até a região da próstata e então o sistema vai fornecer doses controladas e direcionadas de energia térmica liberada pelo vapor de água para o tecido prostático.
A energia do vapor de água é transferida para as células da próstata, que são mortas e eliminadas pelo organismo, reduzindo o tamanho deste órgão e melhorando os sintomas de obstrução ao fluxo urinário.
O alívio dos sintomas é progressivo, acontece ao longo dos dias e semanas. Além disso, o paciente passa a ter uma melhora do fluxo urinário e de todos os demais sintomas decorrentes da obstrução da saída da urina causada pela HPB.
COMO É A RECUPERAÇÃO?
A recuperação após o procedimento é rápida e bem tranquila. Depois da realização da intervenção, o paciente é liberado para sua casa com acompanhante. No entanto, é importante seguir algumas recomendações, como fazer repouso nos primeiros dias do procedimento.
O retorno ao trabalho, normalmente, costuma ocorrer uma semana após o procedimento. A dor após a intervenção, quando acontece, é muito discreta e bem controlada com analgésicos.
Comentarios