A TRT é um tratamento indicado para aqueles homens que têm sintomas da queda de testosterona e baixos níveis deste hormônio dosados em sangue.
A testosterona é o principal hormônio sexual masculino e desempenha um importante papel na manutenção da massa muscular, densidade óssea, libido e função erétil.
É esperado que ocorra a queda nos níveis de testosterona com o avançar da idade. Quando a queda nos níveis de testosterona estão associados a sintomas como queda de libido, problemas em ter ou manter a ereção, alterações do sono, do humor é preciso de avaliação médica.
Todos os Homens irão precisar de Terapia de Reposição de Testosterona ?
Não, nem todo homem precisará de reposição de testosterona à medida que envelhece. O declínio nos níveis de testosterona é uma parte natural do envelhecimento masculino. No entanto, nem todos os homens experimentam sintomas significativos relacionados a esse declínio hormonal.
A reposição de testosterona é considerada quando os níveis de testosterona caem para níveis anormalmente baixos e estão causando sintomas significativos que afetam a qualidade de vida e a saúde geral do indivíduo.
É importante que a decisão de iniciar a reposição de testosterona seja baseada em uma avaliação completa, incluindo exames de sangue para medir os níveis hormonais e uma avaliação dos sintomas apresentados.
A reposição de testosterona pode afetar a fertilidade?
Os homens que desejam manter sua fertilidade não devem utilizar testosterona. A reposição de testosterona pode bloquear a formação de espermatozoides e levar a infertilidade masculina.
Quais são as formas de reposição testosterona ?
Injeções Intramusculares de testosterona
As injeções de testosterona de curta e longa duração são duas formas de administrar a terapia de reposição hormonal com testosterona em homens com hipogonadismo. Cada uma tem suas características, vantagens e desvantagens, e a escolha entre elas depende das necessidades individuais do paciente e das recomendações do médico.
Injeções de Testosterona de Curta Duração:
Curta Duração :
O intervalo entre as injeções de curta duração são a cada 1 a 3 semanas
A ação é rápida, elas costumam elevar os níveis de testosterona de forma mais rápida.
Longa Duração:
O intervalo entre as aplicações é maior e podem ser administradas a cada 8 a 12 semanas
Os níveis tendem a ficar mais estáveis pois é uma testosterona de absorção lenta, ou seja, há menores índices de flutuações entre as doses.
A escolha entre injeções de testosterona de curta e longa duração dependerá das preferências do paciente e é importante que os níveis de testosterona sejam monitorados regularmente para fazer ajustes na dosagem conforme necessário.
Géis e Cremes Tópicos: Géis e cremes de testosterona podem ser aplicados diretamente na pele, absorvendo a substância pela pele e liberando-a gradualmente na corrente sanguínea. Esses produtos geralmente são aplicados uma vez ao dia.
Implantes Subcutâneos (Pellets)
O implante subcutâneo de testosterona é um método de administração de testosterona que envolve a inserção de pequenos pellets (cápsulas) abaixo da pele. Esses pellets liberam testosterona gradualmente ao longo de um período de tempo, geralmente vários meses.
Os implantes são colocados através de um pequeno procedimento: com uma pequena incisão na pele, geralmente na região glútea são inseridos os pellets abaixo da pele. A incisão é fechada com uma pequena sutura ou adesivo cirúrgico. O implante subcutâneo de testosterona é realizado na nossa clínica em um ambiente específico e designado para este procedimento.
Liberação gradual: Os implantes liberam testosterona de maneira contínua e gradual na corrente sanguínea durante um período de tempo que varia dependendo do tipo de implante utilizado e a duração ao redor de 6 meses.
Comentarios