A cistoscopia flexível é um procedimento usado para examinar a bexiga e a uretra.
A seguir estão algumas informações sobre a cistoscopia flexível:
Objetivo: A cistoscopia flexível é realizada na avaliação de uma variedade de condições, como sangramento urinário, suspeita de tumores na bexiga ou uretra, pedras na bexiga, infecções urinárias recorrentes, estreitamentos uretrais, na investigação da dificuldade ou alterações do fluxo urinário.
Instrumento: Um aparelho fino, delicado e flexível chamado cistoscópio é utilizado. Ele possui uma pequena câmera na ponta que permite a visualização do interior da uretra e bexiga.
Anestesia: A cistoscopia flexível é realizada com anestesia local, o que significa que o paciente permanece acordado, podendo visualizar todo o exame na televisão. É esperado algum grau de desconforto durante o exame.
Duração: O procedimento em si geralmente leva apenas alguns minutos, embora o tempo total na clínica possa ser mais longo devido aos preparativos e a liberação para casa após o exame.
Recuperação: Após a cistoscopia flexível, os pacientes podem sentir um leve desconforto ao urinar ou algum sangramento temporário. Esses sintomas geralmente desaparecem em alguns dias.
Riscos: A cistoscopia é considerada segura, mas como qualquer procedimento, existem riscos que são baixos e serão minimizados pelas orientações e medicações que faremos após o procedimento.
Comments