A infertilidade é um problema de saúde que afeta casais em todo o mundo, e sua prevalência tem aumentado nos últimos anos. No Brasil também temos um número expressivo de casais com infertilidade.
Estima-se que cerca de 15% dos casais em todo o mundo enfrentam dificuldades para ter um filho, e dentre esses casos, aproximadamente 50% são atribuídos à infertilidade masculina.
As causas da infertilidade masculina podem envolver fatores físicos, hormonais, genéticos, entre outros.
Abaixo algumas das principais causas:
Infertilidade masculina
Varicocele
Uma dilatação das veias que drenam o sangue dos testículos, causando aumento da temperatura local e prejudicando a produção de espermatozoides.
Captação espermática
Para pacientes com azoospermia que desejam ter filhos, a captação espermática é um procedimento fundamental que oferece a oportunidade de obter espermatozoides viáveis para uso em técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV) ou a injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI).
A azoospermia é a ausência completa de espermatozoides no líquido ejaculado observado em pelo menos duas amostras coletadas com intervalo de mais de 2 semanas. Neste caso, a análise do espermograma com centrifugação é fundamental.
Azoospermia
Este procedimento é destinado àqueles pacientes que fizeram a vasectomia, porém por algum motivo desejam ter novos filhos e buscam esta possibilidade na reversão de vasectomia.